sexta-feira, maio 02, 2014

Choque térmico pode ter matado 40 mil peixes em barragem no sertão do Piauí


ação
  • Choque térmico pode ter matado 40 mil peixes em barragem no sertão do Piauí
    Choque térmico pode ter matado 40 mil peixes em barragem no sertão do Piauí
Cerca de 40 mil tilápias morreram nesta quinta-feira (1º), em São Julião (a 391 km de Teresina), em tanques de uma barragem no sertão piauense. A principal suspeita é que os peixes tenham sofrido com um choque térmico.
Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura caiu de forma brusca nos últimos dias no sertão piauense e chegou a 19ºC, contrastando com o calor do recém-acabado verão sertanejo.

Prejuízo

Segundo a Associação de Produtores de Peixes de Piaus, com as mortes dos peixes, 20 famílias perderam sua principal fonte de renda. O prejuízo estimado é de R$ 125 mil.
Os peixes estavam 47 tanques no criadouro. "Eles se alimentaram ontem [quarta-feira] normalmente, quando viemos verificar como estavam hoje pela manhã, todos estavam mortos para a surpresa das famílias associadas", disse o presidente da associação, Pedro Gomes.
A atividade de criação de peixes ocorre há pouco mais de quatro meses no local, quando foi concluída a construção de uma das maiores barragens do Estado.
Após incentivo dos governos ao projeto, agricultores, autônomos e trabalhadores da indústria deixaram suas atividades, inclusive de outros Estados. Muitos desses produtores investiram todas economias e agora não têm como se manter.
Segundo a associação, a empresa que presta apoio técnico ao projeto já foi comunicada e deve mandar técnicos nos próximos dias para analisar a possibilidade de um novo incentivo governamental para que a atividade não fique paralisada. Além disso, serão estudadas possibilidades de reduzir os riscos da criação.

0 comentários:

Postar um comentário